Termo de cooperação visa assessoria técnica para modelagem de resíduos sólidos

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito assinou um termo de cooperação técnica nesta segunda-feira, 19, na sede da União dos Municípios da Bahia – UPB, com o Movimento Cidades Inteligentes, visando promover assessoria na condução da modelagem quanto ao destino de resíduos sólidos urbanos.

A iniciativa vai se adequar aos planos intermunicipais de resíduos, que serão desenvolvidos pelos Consórcios Intermunicipais, em parceria com o Governo do Estado, através da Sedur.

A assinatura do termo aconteceu após a reunião inaugural da Região Nordeste da Frente Parlamentar Pelo Saneamento. Na oportunidade, o presidente da Federação dos Consórcios Intermunicipais da Bahia (FEC Bahia) e prefeito de Capela do Alto Alegre, Ney Novais, destacou que a Federação já vem desenvolvendo um trabalho de congregação entre as diversas secretarias do Estado, através de um Grupo de Trabalho, que visa a elaboração e execução conjunta de ações de gestão consorciada dos resíduos sólidos no Estado.

Durante o encontro, o secretário executivo do Consórcio Litoral Sul, Luciano Veiga, salientou a importância do instrumento público para o enfrentamento e atendimento às atividades de saneamento básico e resíduos sólidos. De acordo com ele, o consórcio é “melhor instrumento para que os municípios, principalmente os menores, sejam contemplados em suas políticas de combate aos lixões, bem como o atendimento e a ampliação do sistema de esgotamento sanitário e distribuição de água”.


Comentários