Semana do MEI no Sul da Bahia inicia com dicas para aprimorar gestão

semana_meiPor Viviane Cabral

A Semana do MEI, promovida pelo Sebrae em todo o Brasil, teve início nesta segunda-feira, 20 e segue até sexta-feira, 24, em Ilhéus e Itabuna, com oficinas gratuitas voltadas para as áreas de gestão financeira, atendimento e atividades específicas de montagem de vitrine, higiene e manipulação de alimentos. As capacitações ainda estão acontecendo nos municípios de Uruçuca, Camacan, Itajuípe, Itacaré e Serra Grande.

Na sala de treinamentos do Sebrae em Itabuna, a consultora e instrutora financeira, Tatiane Badaró, ministrou a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro, que tratou sobre controle de caixa, entrada e saída de recursos e planejamento de contas a pagar e a receber.

Sobre uma das principais atitudes que devem ser adotadas por um empreendedor, a separação das despesas pessoais do que é despesa da própria empresa. Segundo a palestrante, “a falta de gestão financeira tem sido o grande fator para o alto índice de mortalidade das pequenas empresas”.

Com o pensamento bem otimista, a empreendedora no ramo de roupas femininas, calçados masculinos e femininos, Luzilane Santos, de apenas 22 anos, está participando da Semana do MEI com o objetivo de adquirir novas ideias aprimorar a gestão negócio, que ainda funciona dentro da sua residência, em Jussari. Segundo ela, a ideia é “expandir e ser referência na cidade onde moro”.

Com a mesma expectativa de crescimento, o empreendedor Jhonata Sousa foi ao evento para ser orientado sobre a entrada e a saída do dinheiro. Ele é dono de uma loja e uma oficina de bicicletas há 8 meses, e, há um ano, está trabalhando com a fabricação de polpas para comercialização. Na oficina ele destacou que “pretende crescer e expandir seus negócios para outros lugares”.


Comentários