Secretários participam da 2ª Oficina de Melhoria do Equilíbrio Fiscal Municipal

oficina-de-melhoria-fiscalPara ajudar no aumento da arrecadação e a otimização das despesas locais aconteceu nesta quinta-feira, 25, a 2ª Oficina de Melhoria do Equilíbrio Fiscal Municipal, com a participação de secretários das áreas de finanças, tributos e administração.

O encontro foi realizado pela empresa Gove, em parceria com o Instituto Arapyaú e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, e teve o objetivo de validar e priorizar os diagnósticos fiscais dos municípios do Sul da Bahia, além de auxiliar os gestores na elaboração de um plano de ação para a gestão financeira das prefeituras.

Na programação, falou-se sobre “receitas próprias, a exemplo de IPTU, ISS, taxas, dívida ativa e despesas, a exemplo de pessoal e encargos, serviços de pessoa física e jurídica, material de consumo e investimentos”, elencou o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga.

De acordo com a especialista em eficiência municipal na empresa Gove, Anna Deniz, o evento ajudou a pontuar as ineficiências dos municípios. “Além disso, elaborou um plano de escolha dos problemas que são mais fortes e prioritários nas cidades associadas. Assim, podemos implementar boas práticas de gestão em conjunto com secretários e técnicos, para que os municípios possam atrair mais recursos próprios.”, explicou Anna Deniz.

Já a analista de projetos do Instituto Arapyaú, Adriana Cestari, explicou que essa é uma grande oportunidade de disseminação de uma metodologia nova, onde os gestores tenham um conhecimento maior sobre como as contas municipais, o aumento de receita ou diminuição de despesas.

Segundo o chefe de gabinete de Nova Canaã, Glauber de Andrade Ferreira parabenizou a iniciativa da Amurc, em estar apoiando a realização das oficinas. Segundo ele, um dos fatores importantes nas oficinas, tem sido a troca de experiência, que tem ajudado a solucionar algumas demandas no município. Dentre as dificuldades, ele citou a falta de recursos e que será estudada a forma para a captação de receitas.

Participaram do encontro, na sede da entidade municipalista com programações pela manhã e pela tarde, os secretários e técnicos dos municípios de Ibicaraí, Itapé, Nova Canaã, Firmino Alves, Ubaitaba, Itajuípe, Camamu, Almadina e Itabuna.


Comentários