Secretários debatem demandas da educação regional

forsec_setembro_2018Secretários e técnicos de educação dos municípios integrados a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, estão reunidos nesta sexta-feira, 28, no hotel Tarik, em Itabuna para discutir demandas e soluções para a educação regional.

A ação é realizada em parceria com os Institutos Natura, Arapyaú, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

No período da manhã, os secretários que integram a Câmara Técnica de Educação do CDS-LS iniciaram as atividades institucionais visando dialogar sobre as políticas públicas da educação regional. Em pauta, houve troca de experiências, análise sobre as melhores práticas e o envolvimento dos segmentos sociais, em especial os pais dos alunos no planejamento, desenvolvimento e gestão das ações municipais.

A coordenadora da Comissão Executiva da CTE, Cláudia Correa, atual secretária de Educação de Itapitanga, fez um chamamento aos demais secretários sobre a importância da CTE, no sentido de discutir as demandas e buscar a resolução dos problemas. “A partir de agora nós vamos estar mais fortalecidos e engajados no processo educacional, reivindicar mais os programas e projetos, principalmente dos municípios que fazem parte do Litoral Sul”, declarou.

Já no período da tarde, o encontro reúne todos os profissionais ligados ao Fórum de Secretários Municipais de Educação – Forsec, com o objetivo de analisar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Bahia. A proposta, segundo a coordenadora da Rede de Apoio a Educação (RAE) do Instituto Natura, Thamara Strelec, “é fortalecer a educação regional, visando contribuir para redução das desigualdades educacionais”.

O secretário executivo da Amurc e do CDS-LS, Luciano Veiga destacou o trabalho desenvolvido pelas entidades e instituições parceiras, no sentido de fomentar uma educação planejada e que possa ser monitorada pelos agentes municipais de educação. “Por isso, acreditamos muito no desenvolvimento dos Fóruns e das Câmaras Técnicas, que são os ambientes propícios para fortalecimento e consolidação das políticas da Educação, onde a busca pela formação do indivíduo seja plural”, declarou Luciano.

Atuação

O Forsec integra o Programa de Apoio Institucional e Gerencial às Prefeituras do Litoral Sul – AGIR MAIS, que contempla ainda outros 10 fóruns, com o apoio da Amurc e da Uesc, através da Pró-Reitoria de Extensão. Na área da educação, a iniciativa tem promovido o fortalecimento das políticas públicas com o apoio dos Institutos Natura e Arapyaú, que auxiliam os gestores na busca pela excelência da educação regional.


Comentários