Protesto Tupinambá na BR 001 em Olivença

protesto-indiosLideranças do Povo Tupinambá de Olivença fecharam hoje pela manhã (09-04) por volta das 5:00 horas da manhã a Rodovia Ilhéus x Una, Km 15, em Olivença.

As lideranças reivindicam a demarcação do território, segundo as mesmas a demora na assinatura da Carta declaratória tem trazido muita intranquilidade para a comunidade e até mesmo uma série de violências.

O território foi delimitado em abril de 2009, através da publicação do relatório de identificação em 47.360 hectares, todo o processo e contestação foi realizado como consta no Decreto 1775/96 que dispõe sobre o procedimento administrativo de demarcação das terras indígenas e dá outras providências.

Ainda segundo as lideranças não existe mais nenhum impedimento para que a Carta Declaratória seja definitivamente assinada, todos os passos legais que exigem o Decreto 1775 já foram realizados, inclusive o GT de levantamento fundiário já realizou mais de 80% do levantamento. “Estamos sendo enrolados, toda vez que a gente conversa com os órgãos competentes e responsáveis pela demarcação, eles nos dizem que não tem mais nada que impede a demarcação de nosso território, mas não assinam a Portaria, estamos cansados de sermos enganados”, afirma o cacique Suçuarana.


Comentários