Projeto de apoio á Rede e Associações Rurais do Litoral Sul vista comunidade de Itacaré e Maraú

associacao-jovens-do-pa-santa-maria-marau-ba-1Para aplicar a metodologia participativa nas comunidades de agricultores familiares da região, a equipe que faz parte Projeto Apoio a Rede e Associações Rurais do Litoral Sul visitou neste sábado, dia 10, a Associação do Fojo, localizada em Itacaré e a Associação de Jovens Agricultores do PA de Santa Maria, em Maraú.

A ação faz parte das atividades de concretização do diagnóstico rural participativo realizado através do convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS).

O coordenador do projeto de apoio a Rede de Associações Rurais do Litoral Sul. CDS-LS/ CAR, Raimundo José Gomes Nascimento Junior, destacou a importância do diagnóstico rural participativo e explicou sobre as técnicas e ferramentas que permitem que as comunidades façam o seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a auto gerenciar o seu planejamento e desenvolvimento. “Desta maneira, os participantes compartilham experiências e analisam os seus conhecimentos, a fim de melhorar as suas habilidades de planejamento e ação”, finalizou Raimundo.

Para o Associação de Jovens Agricultores do PA de Santa Maria, Valdir Santos Ferreira, a visita da equipe traz informações relevantes para que a associação ganhe ainda mais com todo o suporte técnico disponibilizado. “A visão do projeto é ajudar para que a nossa organização seja ainda mais produtividade, com mais participação, empenho, colaboração e força”, disse Valdir.

Já para o presidente Associação do Fojo, Adilton Gomes da Cruz, o diagnóstico é importante para o desenvolvimento da associação, agregando fortalecimento interno dos associados para a organização social e produtiva.

O assistente administrativo do projeto de apoio a Rede de Associações Rurais do Litoral Sul, CDS-LS/ CAR, José Rivaldo Lopes, explicou que a equipe técnica faz uma análise com o objetivo de esclarecer e identificar junto à comunidade aspectos importantes para realização de um planejamento estratégico que possa apontar para um desenvolvimento seguro e continuo.


Comentários