Jornada da rede municipal de ensino de Itabuna

jornada-pedagogica-itabunaTendo sido iniciada ontem (08) e seguindo até amanhã (sexta, 09), a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) está realizando, na sede da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC – Campus Itabuna), a primeira edição da Pré-jornada da Rede Municipal de Ensino, em encontros que reúnem diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos.

O objetivo da Pré-jornada, segundo aponta a secretária, professora Nilmecy Gonçalves, “é o de promover momento de formação e planejamento para o ano letivo de 2019, alinhados com a Proposta Político Pedagógica Pelo Direito de Aprender”.

No primeiro dia de atividades, foram discutidos e apresentados temas relacionados aos procedimentos protocolares de natureza administrativa da secretaria e das escolas. Neste segundo dia (09), a pauta das atividades esteve concentrada no tema “Alimentação Escolar”. Nos dois dias, ao proceder a abertura dos trabalhos, Gonçalves ratificou a importância de que os sujeitos envolvidos no processo de melhorias na qualidade do ensino estejam todos com o olhar voltado para a mesma direção, que é o de fazer valer o que está prescrito na proposta da rede, que é direito de aprender do estudante.

Para tratar do tema “Alimentação Escolar”, participaram do encontro Fabio Bittencourt, diretor do Departamento Financeiro da SME, Elioenai Ramos Andrade, técnica do Departamento Financeiro da SME responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Itabuna, Francisco Gomes dos Santos, a Assessora de Saúde Escolar do Departamento da Educação Básica (DEB/SME), Elisângela Melo e a nutricionista da SME, Priscila Pelagatti.

Considerada uma ação inovadora bastante propositiva, a programação desta quinta-feira contou ainda com a participação especial do Grupo de Teatro do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), com a apresentação do espetáculo teatral “Cultura da Paz”, produzido e dirigido pela professora Iolanda Costa. O grupo é composto por 13 integrantes (todos alunos do IMEAM), 10 dos quais participaram da apresentação.

O encerramento da Pré-jornada acontece amanhã, também em atividades que se seguirão nos turnos matutino e vespertino. Na oportunidade, o público-alvo será convidado a um debate sobre “Como Contribuir Para o Direito de Aprender dos Alunos no Exercício da Minha Função?”, com as participações de Lucas Oliveira, assessor de Arte e Educação do DEB/SME, do professor Tiago Lavoura, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e de diretores e assessores da Secretaria da Educação. Na próxima segunda-feira (13), às 13h as atividades do calendário de 2019 serão continuadas, desta vez com a abertura da XXXI Jornada Pedagógica, com o tema “EDUCAÇÃO: Linkando O DIREITO às RESPONSABILIDADES”, na Universidade Estadual de Santa Cruz, no Auditório Paulo Souto.


Comentários