Itabuna: Santa Casa de intensifica treinamento sobre Novo Coronavírus

santa casa coronaUma reunião na manhã desta sexta-feira (28.02) reuniu as lideranças dos serviços de apoio dos Hospitais Calixto Midlej Filho e Hospital Manoel Novaes para um estudo de caso sobre o atendimento aos pacientes com suspeita para o Novo Coronavírus, ocorrido no início da semana em Itabuna.

Com a presença do médico infectologista Dr. Fernando Romero, que também coordena a Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH) das duas unidades, representantes de setores como Atendimento, Rouparia, Higienização, Nutrição, Central de Material Esterilizado reuniram-se para analisar a aplicação do Protocolo de Prevenção à Disseminação e Contágio do Novo Coronavírus (CONVID-19).

santa c“A atuação da equipe assistencial da Santa Casa, seguindo o Protocolo de Assistência e Tratamento do CONVID-19 normatizado pelo Ministério da Saúde, foi excepcional. Da mesma forma estamos valorizando as rotinas adotadas pelas equipes de apoio à assistência no trabalho de prevenção à disseminação e ao contágio do novo vírus. Esta revisão de caso é essencial para seguirmos preparados para o enfrentamento de novos casos suspeitos garantindo segurança aos pacientes e aos profissionais”, declarou Dr. Fernando Romero.

Ainda durante a reunião, um dos pontos abordados foi a busca indiscriminada por máscaras. Segundo Dr. Fernando, a orientação do próprio Ministério da Saúde é o uso da máscara cirúrgica no paciente, por profissionais que tiverem contato direto e para todos que tiverem contato entre 1 e 2 metros de distância do paciente em suspeita para Coronavírus.


Comentários