Ifbaiano de Uruçuca anuncia a IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

IV SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE URUÇUCA

A IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uruçuca tem como tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. Entre os dias 19 e 24 de outubro, ocorrerão mesas-redondas, palestras e minicursos em áreas como Turismo, Informática, Agropecuária/Agroecologia, Agrimensura e Alimentos. A programação, bastante diversificada, será inteiramente online e gratuita, e já está disponível para inscrições no site do eventoTodas as atividades dão direito a certificado. O evento trata-se da união de atividades interdisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca.

A programação do evento se divide nas áreas específicas, conforme a seguir:

O III Simpósio de Tecnologia de Alimentos – SIMTAL traz diversas atividades, como palestras (IG Sul da Bahia: Popularização do cacau ao chocolate; Aplicação da inteligência artificial na gastronomia; Aplicação de CATA (Check-All-That-Apply) em perfis sensoriais, dentre outras), roda de conversa (O papel da empresa Junior para comunidade local) e cursos (Redação de Patentes e Estatística Experimental utilizando o Software R).

III Seminário de Pós Graduação do IF Baiano – Campus Uruçuca tem como objetivo divulgar para a sociedade os resultados de pesquisas científicas no âmbito da ética, das tecnologias e da sustentabilidade.

II Semana de Informática busca atrair, melhorar e divulgar novidades sobre a área de Tecnologia. Haverá palestras e minicursos, tais como: Programação PYTHON – Prepare-se em programação para a Inteligência Artificial (Minicurso) e Como a inteligência artificial já está presente na sua vida (Mesa Redonda). No encerramento, dia 24, ocorrerá o I Hackathon Smart City, 1ª Maratona de programação realizada pelo Campus Uruçuca, que vai propor soluções de cidades inteligentes “Smart Cities” para o município de Uruçuca-Ba.

II Semana do Turismo – voltada para pessoas interessadas em entender e fazer o Turismo acontecer de forma responsável e sustentável – trará temas como Turismo de Base Comunitária, Eventos, Hospitalidade, Agenciamento, Guias de Turismo e Recreação.

O II Simpósio de Agrimensura contará com palestras nas áreas de Sensoriamento Remoto, SIG, Planejamento Urbano, Geoprocessamento, dentre outros conteúdos com palestrantes gabaritados.
II Amostra da Semana do Fazendeiro propõe atividades sobre utilização da inteligência artificial na agricultura e na agroecologia, sobre criação de meliponas (abelhas sem ferrão) na Cabruca, dentre outras.

Na Semana da Acessibilidade, o Napne – Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas, do IF Baiano Uruçuca traz palestras que discutem a tecnologia na educação e em outros espaços sociais como ferramenta de acesso e otimização das potencialidades da Pessoa com Deficiência.

Em 2020, o IF Baiano – Campus Uruçuca, além de realizar o seu evento tradicional de abrangência territorial, também coordenará a Edição Norte-Nordeste – a Semana Territorial de Ciência e Tecnologia Norte e Nordeste, que ocorrerá de 17 a 24/10, e englobará atividades de diversas instituições. Confira a ampla programação e se inscreva em:  https://www.even3.com.br/stnn2020/.


Comentários