Fundação everis abre inscrições para o Prêmio Empreenda Saúde 2019

A fundação everis, cujo objetivo é apoiar e promover o empreendedorismo por meio de atividades em diferentes esferas da sociedade, acaba de abrir as inscrições para o Prêmio Empreenda Saúde 2019. Em sua quinta edição, a iniciativa visa estimular profissionais de diferentes áreas a desenvolverem projetos que possam contribuir para a melhoria das práticas, processos, tecnologias e métodos de gestão no setor de saúde.

“Nossa premiação é hoje uma referência de mercado por estar atraindo novas soluções de startups para transformar a saúde nacional e acredito que estamos contribuindo para abrir boas oportunidades de ingresso efetivo das participantes no mercado nacional com projetos que visam tornar melhor o atendimento aos pacientes e a gestão das empresas de saúde, assim como aperfeiçoar os serviços” afirma Roberto Pereira, gerente de iniciativas de Inovação da everis Brasil.

Os concorrentes ao Empreenda Saúde 2019, que podem ser startups provenientes de todo o território nacional, podem apresentar projetos em três categorias:

Melhoria da qualidade ou eficiência hospitalar – que promova o engajamento e a experiência do paciente dentro do ambiente hospitalar, bem como contribua para processos assistenciais e operacionais;
Orientação direta ao paciente – que se inclua no ciclo de prevenção, tratamento e monitoramento das condições de pessoas com algum tipo de enfermidade ou deficiência;

Impacto na rede de saúde – projetos com foco na saúde nos âmbitos de gestão, processos e inteligência.
No ano passado, foram recebidos mais de 200 projetos de empresas de todas as regiões nacionais. Segundo Pereira, muitos projetos apresentados nas edições anteriores do Empreenda Saúde venceram outras premiações depois e conquistaram aportes significativos no mercado. “Isto mostra que nossa proposta de conectar ideias inovadoras com os principais players do setor tem contribuído de fato para desenvolver a saúde no Brasil”, comemora o executivo da everis.

Os projetos são submetidos à avaliação na plataforma da fundação everis, que encaminha entre três e quatro projetos para análise mais aprofundada de cada jurado. O júri é composto por representantes renomados das áreas de ensino, pesquisa, inovação, saúde e executivos dos mais diversos setores do mercado de saúde. E, desta etapa, saem 30 finalistas que serão avaliados pelo corpo de jurados com ainda mais rigor.

Na última etapa serão selecionados seis finalistas, que apresentarão suas soluções aos jurados no formato pitch elevator no palco do Healthcare Innovation Show 2019, um dos principais eventos de saúde na América Latina, nos dias 18 e 19 de setembro. Porém, só haverá uma vencedora. “Nas quatro edições anteriores, aprendemos muito e os projetos vem apresentando ano a ano mais maturidade, com melhores protótipos, visão mais clara das necessidades do mercado, planos de negócios estruturados e reais propostas de transformação”, ressalta Pereira.

O projeto vencedor receberá um prêmio equivalente a R$ 50 mil reais, além de orientação profissional especializada da everis. A novidade deste ano é que o projeto vencedor representará o País na everis Talent Week, na Espanha, onde será anunciado o vencedor dos Prêmios everis Global, concorrendo com startups do mundo todo. A fundação everis cobrirá as despesas de viagem de um representante da startup vencedora.

Dr. Luiz Fernando Lima Reis, diretor do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, membro da comissão avaliadora e do corpo de jurados da premiação, destaca o papel da inovação na busca de soluções para o processo assistencial e promoção da saúde. “O Empreenda Saúde é uma iniciativa maravilhosa e muito importante para o setor de saúde. Apoiamos a fundação everis, pois ela vem criando um ambiente de troca de experiências e inovação que beneficia não somente a área corporativa, mas a sociedade como um todo. Além disso, é uma grande oportunidade de exposição para as startups junto aos jurados e às empresas do setor de saúde”, destaca Dr. Reis.

As pessoas jurídicas residentes no Brasil interessadas em participar do Prêmio Empreenda Saúde 2019 podem inscrever seus projetos até às 23h59 do dia 29 de julho no site: www.premioempreendasaude.com.br, no qual também está disponível o Regulamento do Prêmio. O vencedor será anunciado em outubro, em uma cerimônia de premiação, em São Paulo.

Para se ter uma ideia da relevância do prêmio e das startups inovadoras que nele se destacaram em edições anteriores, entre elas estão: Epistemic, com solução para detecção antecipada de surtos epiléticos; Fófuuu, software para tratamentos de fonoaudiologia; Phelcom, retinógrafo portátil; e Nuclearis, sistema baseado em medicina nuclear. Estas startups ganharam outros prêmios e conseguiram aportes de importantes players do mercado.


Comentários