FTC lança dois institutos de saúde inéditos no Norte-Nordeste

c_t_cadaver_ftc_ssaA Rede FTC inaugurou na última segunda-feira (6), no campus Paralela, em Salvador, uma unidade do Instituto de Treinamento em Cadáveres (ITC Brasil) e uma unidade do Instituto de Odontologia das Américas (IOA). Os dois centros de ensino em saúde chegam a Salvador graças a parcerias firmadas pela Rede FTC com as instituições de referência internacional. Para marcar a inauguração, foram ofertadas palestras gratuitas para profissionais e estudantes da área de Odontologia.

Com a unidade ITC Salvador, a capital baiana passa a ser a primeira cidade do Norte-Nordeste e a segunda do país a receber um centro de treinamento em cadáveres frescos. Diferente do cadáver dissecado, que é usado convencionalmente em aulas e experimentos, os cadáveres utilizados pelo ITC preservam características do tecido vivo, permitindo que o profissional simule procedimentos clínicos ou cirúrgicos em condições muito similares as que serão encontradas na rotina com pacientes. A prática é comum nos Estados Unidos, país responsável por exportar a tecnologia e os materiais utilizados no ITC Brasil. A importação dos cadáveres frescos segue rigoroso processo legal e todos os processos são assistidos por agências oficiais brasileiras e estadunidenses.

Já o Instituto de Odontologia das Américas (IOA), em Salvador, oferecerá cursos de pós-graduação em três perfis – Especialização, Aperfeiçoamento e Cursos rápidos de imersão.  Com mais de 20 anos de atuação e presença em cidades brasileiras, além de Miami, a Rede IOA é a maior rede de educação continuada em Odontologia em toda a América.

“Os profissionais de Salvador e de todos os outros estados do Brasil terão acesso a cursos de altíssima qualidade, com profissionais renomados, aliados a grandes grupos parceiros que trarão a esses institutos a possibilidade de utilização de novas ferramentas e produtos que serão fundamentais para o desenvolvimento da área de saúde”, destaca André Nazar, coordenador do curso de Medicina da Rede FTC e Diretor-Médico  do ITC Salvador.


Comentários