Faxinaço no bairro Pedro Gerônimo contra mosquito

Faxinaço no Bairro Pedro Gerônimo ganhou o reforço de estudantes - Foto Lucas França (2)Foi em clima de alegria, mas com o compromisso de fazer a coisa certa que a equipe do faxinaço da Secretaria Municipal de Saúde trabalhou duro na manhã desta quarta-feira, no bairro Pedro Gerônimo, em Itabuna.

A ação integra a campanha de enfrentamento ao Aedes aegypti e consiste na sensibilização dos moradores para não deixar água parada em vasilhames, mesmo que seja numa simples tampa de garrafa. A orientação também é para que as famílias cubram tanques e caixas d’água com telas, preferencialmente, para evitar que mosquito deposite ovos.

Os participantes também recolheram lixo em terrenos baldios e quintais e alertaram as famílias sobre o perigo que representa a presença do mosquito adulto, que tem feito vítimas todos os dias, superlotando de pacientes o QG de Combate ao Mosquito, montado pela Prefeitura de Itabuna para atendimento, e os hospitais da cidade. A mobilização no Pedro Gerônimo ganhou reforço de um mine trio elétrico, de um trator e de caçambas que saiam lotadas de lixo e entulhos recolhidos pelos operários.

Coordenadores e estudantes do Projeto Viv A-Rte também ajudaram a distribuir panfletos e um calendário onde as pessoas podem marcar o dia da semana em que fez a inspeção de suas casas. Usando apitos, as crianças e adolescentes fizeram bastante barulho para “dizer às pessoas que já passou da hora de acordar e acabar com os focos do mosquito em suas casas”, como destacou o estudante Alan Souza, 13 anos de idade.

Esta é a segunda vez que a Secretaria Municipal de Saúde promove faxinaço em um bairro de Itabuna. O primeiro aconteceu na semana passada no Bairro São Caetano. Pelo projeto faxinados acontecerão todas as quartas feiras tendo como prioridade bairros com alto índice de infestação predial do mosquito e de notificações das arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus) provocadas pelo Aedes aegypti.


Comentários