Evento reuniu lideranças empresariais e pessoas ligadas ao mundo dos negócios de Itabuna e região

sebrae_evento-_itabunaPor Viviane Cabral – Sebrae

Um momento oportuno para a troca de ideias inovadoras e histórias inspiradoras foi registrado na noite desta terça-feira, 2, no Palace Hotel em Itabuna, no Encontro com Lideranças Empresariais promovido pelo programa Liderar o Futuro do Sebrae. O evento contemplou a participação de lideranças empresariais e pessoas ligadas ao segmento na região, que estão sendo capacitadas pelo programa até o mês de novembro.

O objetivo, segundo a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, foi inspirar as pessoas para o espírito do associativismo e para que elas assumam o protagonismo à frente das entidades empresariais, entendendo o impacto que isso possa ter nos seus negócios. “A ideia é despertar nas pessoas um novo conceito e um novo modelo de entidade associativa, que está sendo trabalho nos módulos de construção de alguns projetos sociais que serão aplicados junto a sociedade, a partir do programa Liderar o Futuro”.

Itabuna é uma das quatro cidades baianas que está recebendo o curso desenvolvido pelo Sebrae Bahia, iniciado no mês de julho, com o foco no desenvolvimento de competências essenciais de uma liderança. Em todo o Estado, 120 empresários e pessoas ligadas ao mundo dos negócios estão sendo capacitadas para promover um processo de mudança em suas localidades.

O resultado esperado, segundo o coordenador do Liderar o Futuro no Sebrae Bahia, André Gustavo, é melhorar o ambiente de negócios, focando no fortalecimento do empreendedorismo, abertura de empresas, entre outras ações. “Os locais onde as entidades são fortes, o desenvolvimento acontece. Nesse sentido, a ideia é formar liderança para transformar os municípios”.

Fortalecimento

A partir dessa perspectiva, o coordenador executivo da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, Luciano Veiga, destacou que o projeto traz a importância a partir do tripé iniciativa privada, sociedade civil organizada e o poder público, alinhado ao envolvimento de todos. “O Liderar o Futuro vem pensar a singularidade do agir para o entendimento de transformar a partir da participação de todos”.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Sérgio Velanes, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, Carlos Leahy, reforçaram a importância da parceria com o Sebrae, que é um grande agente de transformação. “A instituição tem promovido um elo de ligação importante entre as entidades da região”, pontuou Leahy.

Ainda presente no encontro, o presidente da Federação de Câmara de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia – FCDL, Pedro Luiz Failla, revelou que trabalhou durante um tempo no mercado financeiro, e depois montou o seu próprio negócio. Foi quando descobriu a importância do associativismo. “A partir do projeto, esperamos formar novas lideranças para o movimento que protege as empresas, e o varejo de forma geral”.

O presidente do Fórum Empresarial da Bahia, José Raimundo, declarou que o evento corrobora com a força do Liderar o Futuro, pois “somente, dessa forma, contribui para o crescimento e a transformação local”. Já Ronaldo Abude, representando o Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação, espera que as lideranças locais “sejam capazes de reproduzir na prática aquilo que a população regional anseia”.


Comentários