Evento destaca o fomento aos pequenos negócios nos municípios Sulbaianos

Thalles Santana, Claudiana Figueiredo, Clóvis Almeida, Rebeca da Paz e Maurício KruschewskyAs boas práticas nos municípios do Sul da Bahia e o envolvimento de atores no desenvolvimento das políticas públicas para o fomento aos micro e pequenos empreendedores é o foco do Encontro Empreender Regional, que começou nesta segunda-feira, 12 e encerra nesta terça-feira, 13, em Canavieiras. O evento que conta com a participação de secretários e técnicos municipais da região Sul da Bahia é uma realização da Prefeitura Municipal de Canavieiras e do Sebrae.

O seminário destacou o apoio a mobilização e o fortalecimento da rede de atores de desenvolvimento, entre eles, os gestoras públicos municipais, que de acordo com o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, têm o papel fundamental no cumprimento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas para o desenvolvimento dos pequenos negócios, “e consequente desenvolvimento dos municípios da região através da formação das salas do Empreendedor e a contração dos Agentes de Desenvolvimento”.

O prefeito de Canavieiras, Clóvis Almeida ressaltou a importância do evento à nível regional, sediado pela primeira vez na cidade, em parceria com o Sebrae e o apoio da Amurc. Ele ainda destacou que todos os gestores devem priorizar as compras públicas dentro dos seus municípios. “Existe um estudo que cada real pago no município, esse dinheiro circula vinte vezes antes de sair da localidade”.

A gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo parabenizou a iniciativa de Canavieiras de abraçar a causa do empreendedorismo regional com o objetivo de fazer a transformação a partir dos micro e pequenos negócios. “O Seminário Empreender nasceu da possibilidade de reunir todos os agentes de desenvolvimento em uma rede de desenvolvimento regional, com o objetivo de viabilizar políticas públicas para os pequenos negócios”.

Segundo dados do Sebrae, o Território Litoral Sul é composto por aproximadamente 25 mil empresas, entre MEI, ME e EPP. Em Canavieiras, segundo o Agente de Desenvolvimento Thalles Santana, atualmente estão registrados até 2017, 358 pequenos empreendedores.

Palestras

Durante a programação, a gerente de políticas públicas do Sebrae Bahia, Cecília Miranda falou sobre o Programa Cidade Empreendedora com o foco em educação empreendedora, desburocratização, compras públicas, gestão municipal e energia.

O auditor estadual de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), Adelmo Gomes Guimarães abordou o tema: Conhecendo o TCM-BA: estrutura e fiscalização dos recursos municipais. Já o secretário da Fazenda do município de Cantagalo, no Rio de Janeiro, Jorge Braz, falou do trabalho em conjunto com as entidades, com o objetivo de pensar os pequenos negócios de forma planejada.


Comentários