Encontro debate ações estratégicas do Governo do Estado no Sul da Bahia

encontro_amurc_prefeitos

Por Viviane Cabral

As ações estratégicas do Governo do Estado para as áreas de infraestrutura e saúde foram debatidas na manhã desta sexta-feira (19), durante a Assembleia da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), como parte da programação do 11º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, no Centro de Convenções de Ilhéus.

O presidente da Amurc e prefeito de Firmino Alves, Aurelino Moreno, falou da importância dos investimentos para a região. “Juntos somos mais fortes para discutir as demandas da região. A questão dos lixões e resíduos sólidos é algo que preocupa muito”, disse.

Entre os investimentos na área de saúde, o secretário Fábio Vilas-Boas destacou a implantação do Hospital Regional da Costa do Cacau em Ilhéus, que atende cerca de 100 municípios e se tornou referência no atendimento de alta e média complexidade; e a instalação da Policlínica Regional de Saúde em Itabuna, com 31 municípios consorciados, além do apoio às prefeituras na ampliação da rede básica de saúde.

Na Educação, foram citados a ampliação dos cursos técnicos profissionais, a implantação de fábricas escolas de chocolate em Ilhéus, Arataca e Ipiaú com foco no empreendedorismo, criação de Escritórios Criativos para apoio ao desenvolvimento regional, instalação de novos laboratórios de incentivo à pesquisa e contratação de professores e supervisores escolares.

O secretário Marcus Cavalcanti destacou obras de infraestrutura como a construção da nova ponte Ilhéus-Pontal, que inclui dois acessos viários, a modernização do Aeroporto Jorge Amado, a requalificação asfáltica do semi anel rodoviário de Itabuna, que deve ter início das obras em agosto, e a duplicação da Rodovia Jorge Amado, em fase final do projeto.

IMG_9009.jpgPresente ao encontro, a secretaria de Relações Institucionais Cibele Carvalho, abordou a importância dos consórcios regionais. Segundo ela, os consórcios são uma alternativa para que os municípios se unam e apresentem projetos para captação de recursos junto ao Governo do Estado, Governo Federal e Banco Mundial, otimizando investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, saneamento, etc.

No contexto de contribuições para o desenvolvimento regional, o Pró-reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Santana falou do papel da universidade, em conjunto com outras instituições. Ele ainda destacou que pretende criar um núcleo de desenvolvimento da educação regional, em parceria com a Amurc, consórcios públicos, as universidades e as instituições regionais.

Consórcio Litoral Sul

Paralelo a Assembleia da Amurc, aconteceu um encontro do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul entre o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti e os prefeitos sobre estradas e aterros sanitários.

A secretária de Relações Institucionais, Cibele Carvalho destacou o papel importante dos consórcios no atendimento às demandas municipais. “O governador preza pelo fortalecimento dos consórcios. Através da Amurc e dos consórcios da região é possível fortalecer os municípios para ter o municipalismo forte, inovador e alinhado com o Governo do Estado da Bahia”.

O evento reuniu ainda representante da secretarias de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro; e estiveram presentes os prefeitos e representantes das cidades de Itacaré, Itajuípe, Ilhéus, Itabuna, Santa Luzia, Buerarema, Una, Floresta Azul, Almadina, Firmino Alves, Pau Brasil, Maraú, Uruçuca, Gongogi e Jussari.


Comentários