Dia Nacional de Combate ao Fumo

Comemorado em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem por intuito sensibilizar e mobilizar a população em relação aos danos causados pelo tabaco.

O tema de 2019, é “Tabaco ou saúde pulmonar – o uso do narguilé”. O objetivo é alertar a população brasileira sobre os riscos de doenças pulmonares oriundas do consumo de tabaco e de seus produtos derivados, incluindo o narguilé.

O narguilé é um cachimbo que pode ser usado por várias pessoas simultaneamente, o que torna muito atraente, principalmente entre o público jovem. Inclusive, muitas pessoas acreditam que o narguilé, por ser usado com água, não causa mal à saúde.

De acordo com o INCA, o tabagismo é uma doença que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer, como pulmão, laringe, estômago, rim, colo de útero, leucemia, doenças do aparelho respiratório, como enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses.

Pessoas fumantes adoecem duas vezes mais que os não fumantes, têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes. Além disso, envelhecem mais rapidamente. Pessoas que não fumam também podem desenvolver doenças respiratórias e até alguns tipos de câncer ao conviverem com a fumaça do cigarro dos outros.


Comentários