Consórcios de municípios da região definem ações prioritárias em educação para 2018

rae_cdsls_maio_2018Em abril, secretários de educação de municípios que compõem o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul e o Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (CIAPRA) elegeram ações prioritárias em educação a serem tomadas em conjunto, além de terem validado planos regionais para a área.

Gestores educacionais do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul decidiram organizar um fórum regional para discutir políticas de reserva técnica (reserva de uma parte da carga horária dos docentes para a realização de atividades extraclasse) adotadas em seus municípios. O evento acontecerá nos próximos meses.

Já os representantes dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (CIAPRA) definiram que seu plano regional terá duas ações prioritárias: a elaboração de um plano de formação de professores por disciplinas específicas e a implantação de um sistema de dados para analisar a realidade educacional das redes do território.

Esses municípios também decidiram formar uma Câmara Técnica de Educação e, ainda neste mês, terão novo encontro para elaborar seu regimento interno. As Câmaras Técnicas de Educação são instâncias formais de diálogo e deliberação constituídas em consórcios públicos, que permitem aos municípios de uma mesma região discutir problemas e identificar soluções conjuntas que beneficiem suas gestões.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna“Os dois grupos de municípios deram passos importantes em direção a uma educação de qualidade”, conta a gerente da Rede de Apoio à Educação do Instituto Natura, Márcia Ferri. “Trabalhar por objetivos comuns cria políticas públicas mais eficientes e duradouras, que levam a resultados na ponta, no cotidiano dos alunos”, completa.

Os eventos foram realizados pela Rede de Apoio à Educação, iniciativa do Instituto Natura, em parceria com Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC) e o Instituto Arapyaú.

Os municípios que compõem o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul são: Aurelino Leal, Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Maraú, Ubaitaba, Uruçuca.

Além desses, outros municípios que integram o Fórum de Secretários do Sul da Bahia – FORSEC, também estão participando da ação conjunta que visa realizar o Fórum regional. São eles: Itaju do Colônia, Jussari, Mascote, Santa Luzia, São José da Vitória, Uma, Firmino Alves, Itarantim, Ibicuí, Santa Cruz da Vitória e Ubatã.

Os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (CIAPRA) são: Cairu, Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães.

O Instituto Natura (iN) – www.institutonatura.org.br – é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que busca contribuir com a transformação da educação pública no Brasil e nos países da América Latina onde a Natura atua. Criado em 2010 com a visão de criar condições para cidadãos formarem uma comunidade de aprendizagem, o iN desenvolve e apoia iniciativas para professores, escolas, gestores públicos educacionais e Consultoras de Beleza Natura. Também dissemina e fomenta a discussão sobre os temas: escola em tempo integral, regime de colaboração e disseminação dos princípios de comunidade de aprendizagem.


Comentários