Comunidade de Itacaré participa da 6ª Conferência Municipal de Saúde

conferencia_saude_itacareAvaliar a situação de saúde em Itacaré e propor diretrizes para a formulação da política para o setor nas esferas municipal, estadual e federal. Esses foram os principais objetivos da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Itacaré, realizada nesta terça-feira, dia 30 de abril, das 7 às 17 horas, na Pousada Sítio Paraíso. O encontro contou com a participação de representantes dos mais diversos segmentos da comunidade que tiveram a oportunidade de avaliar os avanços e debater sobre as ações que precisam ser adotas para melhorar ainda mais o atendimento. A realização foi da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, e do Conselho Municipal de Saúde.

Na Conferência Municipal foram aprofundadas as discussões iniciadas nas Pré-Conferências realizadas pela Prefeitura de Itacaré nas unidades de atendimento do município, da sede e da zona rural. As deliberações da Conferência vão servir para orientar os governos na elaboração dos planos nesse setor e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos estaduais, municipais e nacional. Esse ano a 6ª Conferência Municipal de Saúde teve como tema “Democracia e Saúde”, com enfoque na saúde como direito e na consolidação e financiamento do SUS.

No encontro também foram avaliadas as ações propostas na 5ª Conferência Municipal de Itacaré e que já foram adotadas pela Prefeitura, a exemplo da intensificação de mutirões da dengue, inauguração da UBS de Itacaré, aquisição de ambulância exclusiva para o HGBM, construção de postos médicos nos distritos e zona rural, reformas de unidades de saúde, aquisição de ambulâncias, contratação de novos agentes de endemias, implantação do vigiagua, equipe de saúde para o atendimento itinerante na zona rural, capacitação de tuberculose para os profissionais de saúde e diversas outras ações.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, destacou a importância da participação da comunidade nesse encontro onde todos tiveram a oportunidade de escolher os eixos de discussão e propor melhorias no setor, de forma aberta e democrática, onde todos tiveram vez e voz. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adroaldo Alves, falou dos avanços do setor nos últimos anos e do compromisso que a atual gestão vem demonstrando para garantir um atendimento cada vez melhor para o cidadão, da sede e da zona rural. No encontro foram escolhidos os delegados que estarão encaminhando as propostas do município na Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá de 09 a 13 de junho.

Representando o governo municipal, o vice-prefeito Genilson Souza destacou a importância do encontro e da participação da comunidade. E a conferência, segundo ele, é uma forma democrática de traçar as diretrizes para as políticas públicas de saúde, pois esse é um espaço onde a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento destas políticas para melhorarmos cada vez mais a saúde em nosso município e em todo o país.

O prefeito Antônio de Anízio explicou que mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos municípios brasileiros, a cada dia Itacaré vem buscando um atendimento melhor na área de saúde, com a construção de postos médicos e odontológicos, contratação de profissionais nas mais diversas áreas, melhorias das unidades, aquisição de veículos e abrindo o diálogo com a comunidade.

 


Comentários