Amurc integra o programa de desenvolvimento econômico da Uesc

amana-7Por Viviane Cabral | Amurc

A Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) foi representada nesta terça-feira, 7, pelo secretário executivo, Luciano Veiga, no lançamento virtual do programa Amana, que foi elaborado pelos departamentos da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, com o objetivo de implementar ações conjuntas, visando a retomada da economia em 43 municípios da região, após a crise instalada pelos efeitos do Coronavírus.

Segundo o professor Gustavo Joaquim Lisboa, que integra a comissão de coordenação do programa, a iniciativa prevê a disseminação de informações e ações de extensão através de cursos, capacitações, consultorias e assessorias para os segmentos públicos e privados, destinados ao seguinte público alvo: pessoas físicas, empreendedores informais, micro e pequenas empresas e gestores públicos municipais.

Amana logoO Reitor Alessandro Fernandes de Santana ressaltou a importância fundamental das instituições parcerias para o desenvolvimento do programa Amana. Ele citou o exemplo da Amurc, com quem tem promovido ações conjuntas através do Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul – Agir-LS, desde 2011, e que hoje, soma 11 fóruns de secretários municipais das diversas áreas da gestão pública.

Ao mesmo tempo, o reitor destacou que a universidade tem ampliado o seu leque de atuação e ação para servir a sociedade, e contribuir para o desenvolvimento econômico da região. Recentemente, a instituição remodelou um dos laboratórios e está fazendo o teste do Coronavírus, com o objetivo de desafogar a realização de testes pelo Lacen. De 40 testes/dia, a Uesc passará a realizar 200 diários, com aquisição recente um extrator.

“Em uma crise tão difícil, a Uesc vem mostrar uma palavra de esperança e de incentivo. Todos nós seremos capazes de unir esforços e o protagonismo é de todas as instituições”, ressaltou o reitor, que fez um convite aos prefeitos dos 43 municípios envolvidos no projeto, no sentido de fornecer uma sala para que a universidade possa realizar todas as ações de pesquisa e extensão no próprio município.

O secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga representou o presidente da Amurc, que também é prefeito de Firmino Alves, Aurelino Cunha, e ressaltou a importância da Uesc na luta contra o Coronavírus, “a coragem da Uesc na linha de frente para compor um cenário de participação de especialistas para avaliar melhor momento para a retomada das atividades econômicas”.

Parceiros

Juntamente à Amurc, a Uesc contará com a parceria de: Governo do Estado, Bahiagás, Caixa Econômica Federal, Associações Comerciais de Itabuna e Ilhéus, Ceped, Sebrae e todas as prefeituras da região.


Comentários