Água e o Mundo: espaço traz boas práticas de Municípios

As boas práticas relacionadas à água foram apresentadas nesta quinta-feira, 22 de março, durante o Espaço Municipalista: a Água e o Mundo. A primeira boa prática apresentada foi implementada com o objetivo de amenizar as dificuldades dos moradores e moradoras da área rural devido à falta de água no Município de Dom Feliciano (RS). Para tanto, a prefeitura do Município, em parceria com a Emater, desenvolveu o programa Fonte Protegida. Este visa proteger a fonte de água e atender as famílias que consomem água de qualidade, com o mínimo impacto possível.

O prefeito de Dom Feliciano, Clênio Boeira, cita que a maior dificuldade está relacionada à questão de financiamento, visto que a alternativa não é reconhecida como efetiva na solução para o abastecimento. “A Prefeitura tem feito isso com recursos próprios do Município para famílias que são atendidas por programas sociais. As demais famílias entram com o material e nós damos a mão de obra. Além disso, nós orientamos como utilizar e preservar a nascente”, completa.

O trabalho não acaba somente na captação, no consumo e na devolução do excesso de água para a natureza. “Há um controle rigoroso da qualidade da água. A nossa técnica faz coleta nas residências, que são examinadas pelo laboratório para que se tenha um controle da qualidade da água que é consumida”, cita o prefeito.

Leia mais na CNM.


Comentários