Ação sensibiliza profissionais sobre a utilização de alimentos orgânicos na merenda escolar

O Sebrae em parceria com a Rede de Agroecologia Povos da Mata e a Secretaria de Educação de Ilhéus realizou, na semana passada, uma ação de sensibilização com as merendeiras da Rede Municipal de Ensino sobre a importância do uso de alimentos orgânicos na merenda escolar.

A proposta integra o projeto “Crescer no Campo” do Sebrae em Ilhéus, com o objetivo de promover o melhor aproveitamento e a utilização de alimentos que foram cultivados de forma sustentável.

Durante dois dias (30 e 31/07), 118 merendeiras das escolas públicas municipais de Ilhéus estiveram reunidas num encontro de formação e capacitação, quando realizaram visitas às propriedades com certificação orgânica e conheceram todo o processo para certificar os alimentos produzidos nessas localidades.

As profissionais foram ainda orientadas que a produção orgânica leva em conta o consumo justo e solidário, a relação entre as pessoas e com o meio ambiente, que resulta no desenvolvimento sustentável.

De acordo com a gestora do projeto pelo Sebrae, Ana Carolina Menezes, a ação parte da importância de sensibilizar as merendeiras para o uso de alimentos seguros e saudáveis para os estudantes. A ideia é que o município de Ilhéus possa contemplar, através de Chamada Pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no próximo ano, a utilização de produtos orgânicos que são cultivados em propriedades certificadas da região, na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino.


Comentários